
-
Arquitetos: AFARQ Arquitectos
- Área: 370 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Pablo Blanco Barros
-
Fabricantes: Atika, Carpintería exterior - Kömmerling, WoodArch

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada à beira de um penhasco com impressionantes vistas para o Oceano Pacífico, a Casa Alta é uma residência de veraneio situada a 90 km a noroeste de Santiago, Chile. O entorno se caracteriza pela abundância de flora e fauna nativa, e é reconhecido por sua singular beleza natural. Além de aproveitar as magníficas vistas, para o cliente era de especial importância contar com espaços que permitissem combinar atividades familiares com uma intensa vida social.


O local escolhido para posicionar a casa apresentava algumas restrições normativas, o que determinou as dimensões máximas do volume principal: uma caixa de 22 x 9 metros que se eleva sobre o terreno, deixando livre o nível de acesso. Os espaços destinados ao uso público estão situados no térreo, o qual é acessado através de um pátio de 15 x 15 metros. Este pátio abriga as principais atividades sociais e serve como refúgio para quando surgem os ventos provenientes do oceano. Ele se integra com o interior da casa por meio de janelas retráteis que se ocultam nas paredes, permitindo gerar uma relação fluida entre o interior e o exterior.


Essa integração espacial se repete entre o interior da residência e o terraço, local onde se encontram a piscina, jacuzzi e um grande mirante. Assim, os três ambientes — pátio, casa e terraço — permanecem conectados visualmente e podem ser utilizados de maneira contínua, se necessário. O segundo andar foi destinado aos quartos, cada um equipado com seu próprio banheiro e varanda privativa com vista panorâmica gerando, dessa forma, recintos individuais e autônomos que evocam a sensação de estar em um hotel.

A estrutura da residência é mista: paredes e laje em concreto armado, combinadas com pilares metálicos que sustentam o volume principal. A laje foi moldada sobre uma base de tábuas dispostas longitudinalmente ao longo da casa, conferindo textura e direção ao conjunto. Os pilares metálicos passaram por um processo controlado de oxidação e posterior proteção, resultando em um acabamento envelhecido, de caráter orgânico e atemporal.

No térreo, o volume destinado aos serviços foi revestido integralmente em pedra de tonalidades cinzas e cobre, o que dialoga com os elementos de concreto e a madeira utilizada no revestimento do segundo nível.






















